O câncer de próstata é um dos que mais mata no mundo, e isso se deve a falta de informação para a realização dos exames, e pacientes que ainda se sentem contrários a qualquer forma de tratamento junto aos urologistas.

Presente apenas nos homens, a próstata fica localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). A função deste órgão é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides.

Na fase da adolescência, a próstata tem um tamanho pequeno, mas com o passar dos anos, ela vai aumentando, e por isso prevenir câncer de próstata é tão importante para que a doença não possa se erradicar.

Pesquisas mostram que o câncer de próstata atingiu cerca de 68.220 homens somente em 2018, e por isso, é segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos.

Mas quais os tratamentos contra câncer de próstata? Como se prevenir do câncer de próstata?

Fatores que contribuem

Assim como qualquer doença grave, alguns fatores contribuem para o surgimento do câncer de próstata, e por isso a prevenção junto ao médico urologista é tão importante.

Veja o que pode ajudar no surgimento da doença:

Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

Histórico de câncer na família: homens cujo pai, avô ou irmão tiveram essa doença antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.

Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

Ou seja, a qualquer sinal desses fatores acima, procure a ajuda de um médico urologista e faça os exames necessários.

Como prevenir o câncer de próstata?

Uma boa alimentação e vida saudável fazem bem para qualquer aspecto da vida, e esses fatores são fundamentais para que o câncer não apareça, dentre eles o câncer de próstata.

Uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, podem ajudar no risco de ter câncer.

Além da boa alimentação, hábitos saudáveis como exercícios físicos e atividades complementares, por cerca de 30 minutos por dia, já ajudam os homens a terem uma saúde melhor, pois é grande a ocorrência de paciente masculinos acima do peso, até porque, eles acreditam que esses cuidados devem ser feitos apenas por mulheres, e em resultados disto vemos o número de óbitos de câncer de próstata só aumentar.

Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão:

Ter uma alimentação saudável.

Manter o peso corporal adequado.

Praticar atividade física.

Não fumar.

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Quais os sintomas do câncer de próstata?

Câncer de próstata pode ser identificado logo por alguns sinais, como:

Dificuldade de urinar;
Demora em começar e terminar de urinar;
Sangue na urina;
Diminuição do jato de urina;
Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Assim, se você está passando por algumas dessas situações, procure o médico urologista com urgência.

Exames para identificar câncer de próstata

Depois que o paciente é atendimento pelo Urologista, são exigidos dois tipos de exames para tentar identificar se existe ou não a possibilidade de estar com câncer de próstata.

Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.

Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

Benefícios de realizar exames preventivos

Os benefícios de realizar o exame preventivo são enormes, mas o maior deles é poder identificar o problema logo em sua fase inicial, onde aumenta-se a chance de cura e sucesso no tratamento.

Assim, longe de qualquer preconceito ou pensamento errado sobre os exames preventivos, o homem precisa entender a necessidade de se manter em alerta contra o câncer de próstata, evitando que algo que poderia ser tratado de uma forma tão rápida, possa gerar problemas maiores, e até mesmo a morte.

O Tratamento

O tratamento  pode ser feito por meio de cirurgia, que pode ser aplicada junto com radioterapia e tratamento hormonal, conforme cada caso.

Quando localizado apenas na próstata, o câncer de próstata pode ser tratado com cirurgia oncológica, radioterapia e até mesmo observação vigilante, em alguns casos especiais. No caso de metástase, ou seja, se o câncer da próstata tiver se espalhado para outros órgãos, a radioterapia é utilizada junto com tratamento hormonal, além de tratamentos paliativos.

A escolha do melhor tratamento é feita individualmente, por médico especializado, caso a caso, após definir quais os riscos, benefícios e melhores resultados para cada paciente, conforme estágio da doença e condições clínicas do paciente. Todas as modalidades de tratamento são oferecidas, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Consulta ao Urologista é fundamental

Os hábitos de exames preventivos devem fazer parte da vida dos homens, apesar de muitos ainda acharem que isso não é necessário, importante ou assunto apenas de mulher.

Com esse pensamento em mente, muitos homens acabam não consultando um médico, e quando a doença está na fase avançada, acabam não tendo chance se recuperação.

Ou seja, é grande o número de pacientes masculinos que morrem, em comparação ao mesmo número de mulheres, e essa discrepância está ligada ao fato de muitos deixaram sempre para a última hora uma consulta médica.

Mas, isso precisa ser diferente! A consulta ao Urologista é fundamental para a cura do câncer de próstata e um diagnóstico antecipado para que a doença possa ser erradicada sem maiores danos.

Só um Urologista tem a capacidade de entender o problema a fundo, analisando cada paciente e percebendo se os sintomas apresentados são mesmo de câncer de próstata.
Lembre-se: com câncer de próstata não se brinca, e todos os cuidados preventivos são importantes para uma vida saudável.